SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo.





Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo.

Dia 12 de abril teve um protesto no Rio de Janeiro.
A 90 quilômetros do Rio, Teresópolis ainda sofre os efeitos do transbordamento de rios e deslizamentos de encostas que deixaram 389 vítimas e mais de 5.000 desabrigados, dos quais 236 estão em abrigos até hoje. Desse total, cerca de 2.500 recebem o aluguel social de R$ 500. A procura pelo benefício é grande e não há recursos para atender a todos.

Segundo o presidente da Associação das Vítimas de 12 de Janeiro, Joel Alves Caldeira, um dos organizadores da manifestação, desde o desastre a cidade está abandonada. As obras não são suficientes para recuperar os estragos e as pessoas estão brigando para conseguir o aluguel social. Segundo ele, o dinheiro transferido para o município não chega a quem precisa.


“Queremos mais transparência. A gente não está vendo resultado do montante de dinheiro que veio para Teresópolis”, afirmou Joel Alves, que já encaminhou denúncia aos ministérios públicos Estadual e Federal solicitando apuração nos contratos e projetos da prefeitura.
A presidente da organização não governamental Nossa Teresópolis, Rita Telles, que também participará do protesto, denuncia a situação na cidade, onde há muito entulho, vias obstruidas e casas condenadas à demolição. A presidente também cobra agilidade no restabelecimento de serviços públicos e critica a falta de ação da prefeitura para ajudar na gestão de galpões com mantimentos.

“As ações não são suficientes. Não há uma política organizada. A prefeitura disse que não ia ligar os serviços para as pessoas não voltarem para suas casas, mas sem ter para onde ir, elas estão voltando sem nenhuma condição”, afirmou Rita Telles.
Os moradores de abrigos também pretendem comparecer à manifestação. Eles reclamam das condições da alimentação, da falta de segurança e de organização. Famílias querem trabalho para completar o aluguel social e culpam as constantes trocas na Secretaria de Assistência Social pelo descaso – em menos de dois meses, dois gestores ocuparam a pasta.

“A prefeitura poderia contratar os desabrigados para fazer o serviço aqui, como a segurança, a comida e a limpeza”, disse a desempregada Simone Xavier, de 32 anos, do Abrigo Renascer.

Durante a manifestação, a população deve pressionar pela abertura de mais uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar os gastos da prefeitura. Em março, a Câmara de Vereadores de Teresópolis abriu uma CPI com essa função, mas os movimentos sociais não confiam no trabalho da comissão, que seria comandada por partidos ligados ao prefeito.

A prefeitura de Teresópolis alega que o dano provocado pelas chuvas foi muito grande e que definiu 90 ações prioritárias, como a desobstrução de ruas e avenidas, executadas em parceria com o governo estadual. Por meio da asessoria de imprensa, também nega qualquer crise política e avalia que os protestos na cidade têm “cunho político-partidário, organizados pela oposição ao prefeito”.



TAGS:"keywords"content=" Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo, Cidade de Teresópolis Abandonada Pelo Governo

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE