SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

domingo, 28 de abril de 2019

A Terra está mais verde do que há 20 anos

Embora o senso de cavalo comum no ocidente possa sugerir que o Sul Global, que se industrializa rapidamente, seria responsável por tornar a Terra um lugar mais cinza, mais poluído e desertificado, os satélites da NASA descobriram que os dois países mais populosos do mundo - China e Índia - são De fato, tornar a Terra um lugar mais verde do que há duas décadas.

A Terra está mais verde

De acordo com o novo estudo divulgado pelos pesquisadores da NASA na revista Nature Sustainability , as áreas globais de folhas verdes no mundo aumentaram 5% desde o início do novo milênio, uma área igual a toda a floresta amazônica.

Os pesquisadores contaram com um estudo de mapas que revelou o aumento ou diminuição da vegetação verde entre os anos de 2000 e 2017. Usando dois satélites, o Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, forneceu dados de alta resolução e imagens detalhadas, permitindo aos pesquisadores detalhes da vegetação da Terra no nível de cerca de 1.600 pés no chão.

O autor principal, Chi Chen, da Universidade de Boston, explicou:

“A China e a Índia respondem por um terço da ecologização, mas contêm apenas 9% da área terrestre do planeta coberta por vegetação… Essa é uma descoberta surpreendente, considerando a noção geral de degradação da terra em países populosos da superexploração”.

Um quarto do novo crescimento ocorreu na China. Desde meados da década de 1990, a República Popular da China lançou um novo projeto ambicioso para reverter ou amenizar os efeitos da poluição desenfreada, da erosão, da poluição, do clima e do desmatamento desencadeados por uma mistura de regulamentações precárias e reformas de livre mercado que viu o país se tornar a "oficina do mundo" de fato.

Com o objetivo de conservar e expandir suas florestas, Pequim lançou maciças mobilizações de plantio de árvores que convocaram todos os cidadãos e soldados a plantar árvores como uma questão de dever cívico, levando a mais de 40% do esverdeamento do país. A terra anteriormente estéril foi transformada em florestas densas, uma medida destinada a controlar inundações que também absorveram enormes quantidades de dióxido de carbono.

Na Índia, que continua sendo uma sociedade majoritariamente agrária, grande parte do esverdeamento foi resultado do cultivo intensivo de cultivos. Essa atividade agrícola responde por 82% do greening na Índia, contra 23% na China. 

Ambos os países impulsionaram seus esforços de produção de alimentos para alimentar suas grandes populações urbanizadoras.

Enquanto a China tem sido um líder verde no leste emergente, a Índia bateu recordes em 2017, quando os voluntários plantaram 66 milhões de mudas em cerca de 12 horas.

Os esforços de reflorestamento serão cruciais para regulamentar o ciclo de carbono da Terra e absorver as emissões de carbono de rápido crescimento resultantes das atividades humanas, que são em grande parte impulsionadas pela busca de crescimento econômico de curto prazo, sem controle e com lucro. A médio prazo, custos ambientais e ecológicos.

E enquanto os esforços de reflorestamento da China e seus movimentos para a transição para fontes de energia renováveis têm sido admiráveis, o país ainda depende em grande parte dos combustíveis fósseis que fazem do país o maior emissor de gás de efeito estufa do planeta.

Os cientistas alertam que a tendência de ecologização pode mudar ou ser revertida, devido a múltiplos fatores. Por exemplo, o aumento da produção de alimentos na Índia poderia parar se as águas subterrâneas estiverem esgotadas ou poluídas.

Enquanto isso, a perda de vegetação natural avançou em regiões tropicais como o Brasil, a América do Sul, a Amazônia e a Indonésia, impactando a biodiversidade e a saúde a longo prazo que tornam as paisagens verdes sustentáveis ​​a longo prazo.

No entanto, o novo relatório oferece uma causa de esperança para os pesquisadores. Rama Nemani, co-autor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa Ames da NASA, disse:

“Quando as pessoas percebem que há um problema, elas tendem a consertá-lo… Nos anos 70 e 80 na Índia e na China, a situação em torno da perda de vegetação não era boa. Nos anos 90, as pessoas perceberam isso e hoje as coisas melhoraram. Os humanos são incrivelmente resistentes. Que ' o que vemos nos dados de satélite “.





Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE