SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

domingo, 2 de agosto de 2015

POR QUE A BELEZA IMPORTA?

Why Beauty Matters é um sensacional documentário conduzido pelo filósofo britânico Roger Scruton, pela BBC, que é um ensaio acerca do abandono contemporâneo da beleza nas artes, e também como é imprescindível de resgatá-la em sua essência. Alguns dos espectadores poderão automaticamente relacionar o assunto com o relativismo moral dos últimos séculos.

“Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se fosse perguntado a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.

Então, no séc. XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, ficou focada em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas a ‘originalidade’, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.

Não somente a arte fez um culto à feiura, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto, não tivessem lugar em nossas vidas.

Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: egoísmo. ‘Meus lucros’, ‘meus desejos”, ‘meus prazeres’… E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: ‘sim, faça isso!

Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida.”

As legendas em português podem ser ativadas no canto inferior do vídeo, no botão CC (Close Captions).

Roger Scruton: “Why Beauty Matters?” (Por que a beleza importa?) Vimeo.
Documentary portraying the British philosopher's essay on the neglecting of beauty by contemporary arts and life, as well as the urge to restore it according to its essence.

Documentário conduzido pelo filósofo britânico Roger Scruton, como ensaio acerca do abandono da beleza nas artes e na vida contemporâneas, e bem assim da imprescindibilidade de resgatá-la em sua essência.

*Legendas opcionais em língua portuguesa podem ser ativadas no canto inferior direito do vídeo (botão "Choose Captions").

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE