SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Maconha 78% são contra legalização

País tem 1,3 milhão de viciados em maconha; 78% são contra legalização Por Afonso Benites, na Folha: Carlos tem 18 anos e é estudante de arquitetura. Começou a fumar maconha há dois anos. Tentou parar três vezes e não conseguiu. Só de pensar em ficar sem seu “baseado” diário, começa a se sentir ansioso e “um pouco” fora de controle, disse.

 “Me dá uma agonia gigantesca. Fico até mais irritado do que o normal”, afirmou o estudante, que pediu para não ter o sobrenome divulgado. Assim como ele há cerca de 1,3 milhão de brasileiros dependentes de maconha, de acordo com o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas.

 O primeiro estudo, de 2006, não levantou o grau de dependência do usuário. O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e do Inpad (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas), com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do governo federal. 

Para chegar aos números, cerca de cem pesquisadores fizeram, de janeiro a março deste ano, entrevistas domiciliares com 4.067 pessoas em 149 cidades de todas as unidades da Federação. O resultado mostrou que há 1,5 milhão de jovens e adultos que usam maconha todos os dias. 

(…) Os dados, divulgados ontem, trazem uma informação considerada preocupante pelos formuladores do trabalho: o número de jovens que admitiu consumir a droga. Em 2006, a cada adulto que consumia a droga havia também um jovem. Neste ano essa proporção foi de um adulto para 1,4 adolescente.

 “Nos surpreendeu assim como o número de dependentes. Se tivesse que chutar, diria que 20% desses usuários eram dependentes, e não 37%, como mostrou a pesquisa”, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, diretor do Inpad. Além disso, 62% afirmaram que consumiram maconha antes dos 18 anos. Para Laranjeira, o levantamento serve para mostrar que a maconha vicia assim como outras drogas e, por isso, merece atenção do governo, principalmente no combate ao uso dela por adolescentes.

 “Há pesquisas que mostram que um a cada dez jovens que consomem maconha terão, no futuro, transtornos psiquiátricos”, disse. O estudo mostrou que 75% dos brasileiros são contra a legalização da maconha, 11% são a favor e os demais não souberam (9%) ou não quiseram responder (5%).


TAGS:"keywords" content=" Maconha 78% são contra legalização, Maconha 78% são contra legalização, Maconha 78% são contra legalização, Maconha 78% são contra legalização, Maconha 78% são contra legalização, Maconha 78% são contra legalização


Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE