SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

sábado, 10 de agosto de 2024

Desmascarando o mito da fibra

 Existem muitos mitos em torno das fibras, especialmente sobre quanta fibra precisamos diariamente, quão boa a fibra é para nós, quanta fibra precisamos para limpar o cólon e onde devemos obter nossa fibra. Esses mitos são bastante difundidos há muito tempo.

Explodindo os mitos sobre a fibra



Você conhece aquelas pessoas que têm aquelas barrigas muito distendidas, inchadas, parecendo bolas de basquete? Uma das principais causas desse tipo de barriga grande nem sempre é necessariamente gordura. Na verdade, pode ser apenas inchaço nos intestinos porque estão consumindo muita fibra.

Esse mito da fibra já existe há 30 anos — esse mito de que quanto mais fibras você come, mais você diminui sua probabilidade de desenvolver câncer de cólon. Isso é um mito porque comer muita fibra pode, na verdade, aumentar seu risco de desenvolver câncer de cólon.

Quando você está constipado, às vezes o médico dirá para você comer mais fibras ou tomar Metamucil ou outras formas sintéticas de fibras, e você pode sentir algum alívio na constipação, mas isso é por causa das coisas negativas que essa fibra extra está fazendo ao seu cólon, não as positivas. Veja, o que toda essa fibra realmente faz é irritar e estimular o cólon, fazendo com que ele despeje resíduos mais rápido.

As fibras nem necessariamente constituem a maior parte das suas fezes.

Aqui está o que acontece no corpo quando ingerimos/comemos muita fibra

Aqui está o que realmente acontece com essa fibra, especialmente quando obtemos nossa fibra de grãos integrais, farelo, Metamucil e outras fibras de venda livre que as pessoas tomam. Essas formas de fibra criam muita inflamação no cólon e causam muitos danos mecânicos à medida que a fibra passa pelos intestinos também.

Veja, um mito que as pessoas têm sobre fibras é que elas melhoram a digestão porque desaceleram o processo digestivo. A única razão pela qual elas fazem isso, no entanto, é porque elas realmente impedem o processo digestivo. E impedir o processo digestivo pode criar uma série de problemas, incluindo azia, úlceras, constipação, SII, inflamação crônica e doença de Crohn.


Qualquer fibra não digerida no seu intestino é basicamente alimento para micróbios não digeridos. É por isso que se você come muita fibra, você tem gases. Esses micróbios não digeridos estão sendo fermentados no intestino, assim como quando você faz cerveja, pão e outros álcoois.

É por isso que muita fibra pode criar uma situação de excesso de gases, porque todas essas bactérias estão basicamente enlouquecendo no intestino, causando fermentação e, consequentemente, fazendo você inchar como um balão, onde seu estômago parece distendido e inchado.  

O excesso de fibras pode ser particularmente prejudicial se não for tratado por um período de tempo.  

Então, como estou consumindo fibras em excesso?

As maneiras pelas quais você pode estar consumindo muita fibra na sua dieta podem ser que você esteja comendo muitos grãos, ou pode ser que você esteja comendo muitos tipos de vegetais, especialmente vegetais crucíferos como couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e até abacates. A couve, a propósito, é o menos fibroso dos vegetais crucíferos.

Por que esses vegetais seriam problemáticos? Bem, eles podem criar inchaço, e se você incha por causa desses vegetais, isso significa apenas que você não estabeleceu bactérias boas o suficiente no seu intestino para digeri-los adequadamente.

E algumas pessoas podem aproveitar esses vegetais sem nenhuma reação intestinais.  

Eu, no passado, tive o maior problema com brócolis. Eu tinha tanta dor abdominal que me dobrava. E mesmo quando eu só tinha traços de brócolis em certos alimentos, como sopa de brócolis, ainda fazia isso.

O que eu eventualmente fiz para poder aproveitar as propriedades nutritivas desses vegetais sem experimentar nenhuma reação negativa, como gases e inchaço, foi fazer suco deles. Quando comecei a fazer suco de brócolis, por exemplo, e consegui beber esse suco sem reações negativas, eu sabia que o problema era a fibra.

Então, para aqueles que têm problemas como esse depois de comer seus vegetais verdes favoritos, tentem fazer sucos ou misturá-los.

Muitos dos meus pacientes e clientes me perguntam o que é mais benéfico para a saúde, sucos ou vitaminas ?

Bem, isso realmente depende.

Se você consegue ou não digerir alguns desses vegetais fibrosos, e se você reage a coisas como couve de Bruxelas, repolho e brócolis, então tente fazer suco deles. Então, veja se a reação vai embora. Se isso acontecer, bum, você tem uma nova maneira de obter nutrientes e vitaminas que funciona para você sem adicionar muita fibra à sua dieta.

O que eu não recomendo é fazer suco de cenoura ou frutas e misturá-los com vegetais verdes. Hoje em dia, a maioria das frutas tem muito mais açúcar e muito menos vitaminas que são realmente absorvidas pelo corpo para valer a pena.

E não faça suco de cenoura. Até mesmo um pequeno palito de cenoura pode ter até 2,9 gramas de açúcar e são necessárias muitas cenouras para criar até mesmo um copo de suco. E o suco de cenoura, por causa disso, pode causar picos de Hormônio de Armazenamento de Gordura e adicionará muitas calorias à sua dieta.  

Apenas faça suco dos vegetais verdes. Há muita nutrição nesses vegetais.

Se você não se importa em misturar, recomendo um shake de couve. Algumas pessoas podem até inchar com couve, que é o mais fácil de digerir de todos os vegetais crucíferos.

Se você perceber que continua inchado ou está tendo outros problemas digestivos mais de meia hora depois de beber um shake de couve, tente misturá-lo na noite anterior e beber de manhã. É muito mais fácil de digerir dessa forma, e é provável que você não tenha reações negativas.



Se você ainda está tendo problemas com couve dessa forma, então troque de couve por espinafre porque o mais importante é que você não fique inchado quando estiver tentando perder peso. Para aquelas pessoas que querem praticidade, eu criei um shake de couve de chocolate chamado Instant Kale Shake .

Algumas pessoas incham por causa dos cereais, e isso ocorre porque os grãos de cereais e o farelo podem realmente causar muita distensão no intestino.

Veja, você tem mais nervos no seu intestino do que na sua coluna vertebral. É por isso que hoje, o intestino é chamado por muitos médicos de "o segundo cérebro".

Se o intestino não estiver bem, o cérebro não estará bem, e você poderá sofrer uma série de distúrbios mentais e psicológicos, desde esquecimento até confusão mental, transtorno de déficit de atenção, falta de capacidade de concentração, inibição do pensamento executivo superior, ansiedade, depressão, problemas de sono e todos os tipos de outros distúrbios mentais/psicológicos.

O que fazer é garantir que a fibra não seja a culpada. Então, o que eu recomendo fortemente é um registro. Crie um diário do que você come e como isso reage dentro do seu intestino.

Dessa forma, você pode evitar ou encontrar novas maneiras de obter esses vegetais em sua dieta que não criem tais reações negativas em seu corpo. Você realmente não quer comer nada que cause irritação no cólon ou inchaço e gases, especialmente quando você está em uma busca para comer limpo, comer saudável e perder peso.

Então, o que você deve comer para obter fibras e ter uma saúde intestinal ideal?

1. Primeiro, evite grãos, farelo, cereais e todos os tipos de alimentos fibrosos que geralmente são ricos em açúcares e carboidratos.

2. E você pode querer trocar seus vegetais por abobrinha, espinafre, alface, alface romana, aipo, vagem, abóbora, tomate, beterraba, aspargos, pepinos, todos esses são alimentos geralmente de baixa reação que contêm fibras saudáveis.

Você só precisa analisar todo o espectro de vegetais e manter um registro alimentar para descobrir o que lhe causa inchaço e o que não, e então evitar aqueles vegetais difíceis de digerir no futuro.

Hoje em dia, muitas pessoas acham que as fibras as ajudam, mas na verdade elas estão destruindo o intestino de várias maneiras prejudiciais à saúde.  

Então, experimente experimentar vegetais, mantendo um registro de sintomas, para que você possa descobrir o que funciona e o que não funciona para seu corpo, e tente as outras dicas que ofereci acima, para que você possa encontrar um equilíbrio com fibras que funcione para você, permitindo que você obtenha as vitaminas e os nutrientes de que precisa, sem estresse para o intestino.

E você pode querer considerar um ótimo probiótico para melhorar a flora intestinal, para que você possa eventualmente comer uma variedade maior de vegetais e, eventualmente, vegetais mais fibrosos também.


Fonte:  

Dr. Berg

Alegação falsa nº 1:  Fibra alimentar previne câncer de cólon

http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/fiber-full-story/#colon

Alegação falsa nº 2. A fibra previne o câncer de mama

http://cebp.aacrjournals.org/cgi/content/full/13/8/1283

Alegação falsa nº 3: as fibras reduzem o risco de doenças cardíacas

http://www.gutsense.org/reports/transcript.html

http://www.gutsense.org/fibermenace/fm_transcript.html#câncer de mama


Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE