A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, que buscava aumentar sua produtividade nos estudos.
Na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções.
No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.
Os objetivos da técnica são:
Aumentar sua concentração, sua produtividade, diminuir as interrupções, aprender quanto tempo você demora em cada tarefa e aliviar sua ansiedade
Como Funciona a Técnica Pomodoro
1. Cria-se uma lista de tarefas no começo do dia
No começo do seu dia de trabalho ou estudo, crie uma lista de tarefas que você quer executar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas seções: “Tarefas Planejadas” e “Não Planejadas”. Como você vai fazer essa lista não é muito relevante. Você pode utilizar um caderno, um app de celular, um arquivo Excel, fica a seu critério.
2. Executa-se as tarefas
Escolha uma tarefa, cronometre 25 minutos (1 pomodoro) e comece a trabalhar nela. Depois que o pomodoro terminar, marque um ‘X’ ao lado da tarefa e faça uma pausa de 5 minutos. Faça o ‘X’ e a pausa mesmo se você ainda não tiver terminado a tarefa. Deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro.
A cada quatro pomodori, você deve fazer uma pausa de 30 minutos ao invés de 5 minutos.
Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que você deve evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os pomodori. Existem dois tipos de interrupções que você precisa gerenciar: internas e externas.
Titulo: Como ter mais foco.
As interrupções internas são todas aquelas que partem de você, por exemplo: você lembra que precisa telefonar para alguém, sente vontade de pedir pizza ou lembra que precisa tomar remédio. Todas as interrupções internas devem ser deixadas para depois, a não ser que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção interna, você deve anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um apóstrofo ao lado da tarefa atual. Os apóstrofos servem para medir quantas vezes você se distraiu durante a tarefa.
As interrupções externas são todas aquelas que partem do ambiente, por exemplo: o colega pede uma informação, o telefone toca, chega um novo email. Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser, claro, que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção externa, você deve anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um hífen ao lado da tarefa atual. Os hífens servem para medir quantas vezes você foi interrompido durante a tarefa.
Segundo o Francesco Cirillo, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar. Por exemplo, se você receber uma ligação aos 17 minutos de um pomodoro, você pode terminar o pomodoro e retornar a ligação depois, porque 8 minutos vão fazer pouca ou nenhuma diferença. Por outro lado, parar a tarefa no meio pode fazer com que você se distraia com outras coisas. Além disso, existe o tempo para retomar a tarefa que acaba sendo perdido.
Todas as tarefas não planejadas devem ser executadas seguindo o mesmo sistema das tarefas planejadas.
A Técnica do Pomodoro tem algumas outras regras:
Apenas uma tarefa deve ser realizada em cada pomodoro.
Um pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se você terminar antes, deve revisar a tarefa até o final do pomodoro.
Um pomodoro não deve ter mais de 25 minutos. Mesmo que você sinta que falta apenas alguns minutos para o término da tarefa, ainda assim deve realizar a pausa e terminar a tarefa no próximo pomodoro.
Um pomodoro interrompido deve ser anulado, independente do momento em que foi interrompido.
3. Aprende-se com os resultados
Depois de alguns dias usando a técnica, você já vai saber, quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa, vai entender o que te destrai e descobrir quais são as principais interrupções.
Portanto mãos a obra ou melhor temporizador a obra.
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E comente o que você achou dessa técnica?
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