SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

segunda-feira, 30 de março de 2015

Estudantes criam extintor que usa som para apagar incêndios

EStudantes da Universidade de George Mason (Virgínia, EUA) criaram um extintor que não usa nada além do som. Viet Tran e Seth Robertson gastaram o equivalente a R$ 2 mil e deram forma a um dispositivo de cerca de 10 kg que, ao concentrar ondas de baixa frequência sobre uma determinada superfície, é capaz de apagar fogos de modo bastante seguro e eficiente.

O projeto já está registrado, e a dupla de engenheiros agora pensa em formas de levar o aparelho para o mercado. De acordo com Tran, uma das aplicações práticas da invenção pode ser o uso do extintor em cozinhas, sobre fogões. Outra das possibilidades é acoplar a máquina a robôs e fazê-los, assim, combater incêndios.

“Eventualmente gostaríamos de ver [o aparelho] aplicado à robótica de patrulhamento, ligado a drones que seriam destinados a incêndios florestais ou até mesmo a incêndios maiores em que a vida humana não precisaria mais ser colocada em risco”, dizem os inventores. Então que tal instalar alto-falantes pelos módulos da Estação Espacial Internacional (ISS)? “No espaço, os produtos dos extintores vão para todos os lados. Mas é possível direcionar ondas de som sem gravidade”, explicam os jovens.

FONTE(S)Gizmodo/Kelsey Campbell-Dollaghan

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE