SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Tio Patinhas ensina o que é inflação

O "Tio Patinhas" é personagem de desenho animado que personifica bem o real capitalismo de livre-mercado: através de sua poupança ele faz diversos investimentos que lhe geram lucros que são reinvestidos ou se tornam uma nova poupança - e o ciclo recomeça.

 Dois detalhes importantes dessa história são:
 1) ele acumula moedas de ouro, o que expressa sua desconfiança em relação à moeda fiduciária, ou seja, aquele pedaço de papel que os governos imprimem quando querem, gerando inflação e

 2) ele não mantém relações com governos, ou seja, não é um Eike Batista ou cartola de time de futebol, dois tipos bastante atuais de corporativistas-fascistas-estatistas no Brasil de hoje que obtém favores de políticos e ex-presidentes para que seus negócios prosperem.

 Ele não pediria por protecionismo do governo de modo a favorecê-lo, em detrimento de toda a sociedade. Acumulou riquezas ao vender produtos e serviços para os consumidores. Patinas MacPato é uma defesa aberta do capitalismo.

Ele é ao mesmo tempo moralmente justo, empreendedor, trabalhador e inteligente, e assim ele acumulou sua fortuna. Tio Patinhas é um capitalista nobre.   

POSTAGEM ORIGINA FEITA SEGUNDA FEIRA 23 DE Fevereirio de 2015




A verdade sobre a inflação
O governo consegue parte dos fundos necessários para seu próprio financiamento através da inflação, isto é, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação e a quantidade de saldos bancários acessíveis por meio de cheques (ou, para dizer de outro modo, pela diminuição dos depósitos compulsórios).

A conseqüência inevitável da inflação é o surgimento de uma tendência geral de aumento em todos os preços. Se o governo tivesse obtido todo o dinheiro necessário para suas operações através da taxação dos cidadãos, o aumento dessa demanda por parte do governo seria contrabalanceado por uma queda da demanda por parte dos contribuintes, que agora têm menos dinheiro. 

A expansão dos gastos do governo seria neutralizada no mercado por uma restrição do consumo dos contribuintes. Mas havendo inflação, a demanda adicional gerada pelos gastos do governo se junta à demanda não diminuída por parte do público - e, assim, os preços sobem.



O que os burocratas têm em mente quando falam em "combater" a inflação não é evitar a inflação, mas suprimir suas inevitáveis conseqüências através do controle de preços. Mas esse é um empreendimento infrutífero. A tentativa de se fixar os preços em um nível menor do que o determinado pelas livres e desimpedidas forças do mercado resulta em negócios nada lucrativos para alguns produtores - aqueles que estariam operando aos custos mais altos. E isso força-os a interromper a produção.

A inflação, em conjunto com o controle de preços, provoca escassez...

Os economistas sabem muito bem que há apenas um meio disponível para impedir mais aumentos nos preços de todas as commodities: acabar completamente com a inflação.

Se o governo obtiver todo o seu financiamento unicamente através da taxação e, assim, parar de aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e parar de tomar emprestado dos bancos comerciais, os preços gerais permanecerão inalterados, e não haverá necessidade de termos controles ditatoriais de preços.

Mas o governo não tem qualquer motivo para querer parar com a inflação. Não é eleitoralmente popular para um governo coletar toda a quantia necessária para seus gastos unicamente através da taxação. É preferível iludir o público recorrendo ao aparentemente não oneroso método de aumentar a quantidade de moeda e crédito. Mas, não obstante, qualquer que seja o método de financiamento adotado - seja taxação, empréstimos ou inflação -, os gastos governamentais vão inevitavelmente incidir por completo sobre o público.

Tanto com a inflação, como com a taxação ou com empréstimos, são os cidadãos que irão pagar a conta final. A marca característica da inflação, quando utilizada como um método de complementar os cofres do Tesouro, é que ela distribui o ônus da maneira mais injusta possível, sobrecarregando aqueles que são menos capazes de arcar com suas conseqüências - a saber, os mais pobres.

Um truque semântico

Para evitar levar a culpa pelas conseqüências nefastas da inflação, o governo e seus seguidores recorrem a um truque semântico. Eles tentam mudar o significado dos termos. Eles chamam de "inflação" aquilo que é justamente a conseqüência inevitável da inflação: o aumento dos preços. Eles ficam ansiosos para relegar ao esquecimento o fato de que esse aumento dos preços é produzido justamente pelo aumento da quantidade de dinheiro e de substitutos monetários na economia. E eles nunca mencionam esse aumento.

Eles culpam as empresas e os empresários por esse aumento do custo de vida. Esse é o caso clássico do ladrão gritando "pega ladrão!". O governo, que é quem produziu a inflação ao multiplicar a oferta monetária, incrimina os produtores e os mercadores, e se jacta de ser o grande paladino dos preços baixos.

Enquanto o governo está ocupado molestando vendedores e consumidores com uma enxurrada de decretos e regulamentações, cujo único efeito é a escassez, o Tesouro e o Banco Central seguem com a inflação.



Ludwig von Mises  foi o reconhecido líder da Escola Austríaca de pensamento econômico, um prodigioso originador na teoria econômica e um autor prolífico.  Os escritos e palestras de Mises abarcavam teoria econômica, história, epistemologia, governo e filosofia política.  Suas contribuições à teoria econômica incluem elucidações importantes sobre a teoria quantitativa de moeda, a teoria dos ciclos econômicos, a integração da teoria monetária à teoria econômica geral, e uma demonstração de que o socialismo necessariamente é insustentável, pois é incapaz de resolver o problema do cálculo econômico.  Mises foi o primeiro estudioso a reconhecer que a economia faz parte de uma ciência maior dentro da ação humana, uma ciência que Mises chamou de "praxeologia".




TAGS:"keywords" Tio Patinhas ensina o que é inflação, Tio Patinhas ensina o que é inflação, Tio Patinhas ensina o que é inflação, Tio Patinhas ensina o que é inflação, Tio Patinhas ensina o que é inflação

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE