SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma





Para Dilma, 10% para saúde é 'inaceitável'
Em reunião da coordenação política no Palácio do Planalto, presidente afirmou que governo tem de trabalhar para impedir que isso passe no Senado

O governo vai se mobilizar para impedir que o Senado ressuscite no projeto de lei complementar que regulamenta a destinação de recursos para a Saúde - a chamada Emenda 29 - o mecanismo que obriga a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União no setor. A estimativa é que essa vinculação represente mais R$ 30 bilhões por ano de recursos na Saúde. A presidente Dilma Rousseff classificou nesta segunda-feira, 26, como "inaceitável" a aprovação pelos senadores dessa proposta.

"Temos de trabalhar para impedir que isso passe no Senado", afirmou Dilma, durante reunião na manhã desta segunda com a coordenação política do Palácio do Planalto. O governo alega não dispor de recursos para fazer essa vinculação. "É inviável destinar 10% da receita da União para a Saúde. O governo deixou isso bem claro", disse o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Em 2010, o governo destinou cerca de R$ 60 bilhões para a área de Saúde.

Apesar da posição contrária do Planalto, a Frente Parlamentar da Saúde começa na terça-feira, 27, uma mobilização para tentar convencer os senadores a aprovar o texto do projeto da emenda 29 que obriga a União a investir 10% de sua receita no setor. Integrada por deputados e senadores de todos os partidos, a Frente é contra a criação de um imposto ou uma contribuição para financiar gastos com a Saúde, conforme quer o Palácio do Planalto. "Vamos fazer uma guerrilha no Senado em prol dos 10%. Não há clima para criar imposto", resumiu o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde. Dizendo ter o apoio de movimentos sociais, ele espera conseguir reunir nesta terça cerca de duas mil pessoas em frente ao Congresso para pressionar o Senado a aprovar o texto original do projeto que regulamenta a emenda 29 e estabelece a vinculação.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), prometeu comandar a resistência à aprovação do texto original da Emenda 29, que obriga a União a destinar 10% dos recursos para a saúde. "Não dá para restabelecer o texto original", disse o senador. "É um projeto que o governo não aceita", disse.


TAGS:"keywords"content=" Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma, Vamos impedir 10% para saúde afirmou Dilma

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE