SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Banda larga no Brasil é cara e ruim





No acordo assinado entre o Governo e as operadoras no dia (30/06), por conta do (PNBL), algumas especificações quanto à oferta do serviço foram delimitadas, sendo as três principais: velocidade (1Mbps), limite de download mensal (300MB) e, o preço (35 R$ por mês).

Nas palavras do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo:

“É melhor ter milhões reclamando da internet do que milhões sem saber como ela funciona para poder reclamar”. “Por que só eu posso reclamar da minha internet? Por que o rapaz que serve o cafezinho aqui não pode fazer isso?”

Há no discurso um tom quase messiânico, como se o que o governo estivesse fazendo fosse um favor, um ato generoso, uma bondade sem tamanho aos que não possuem condições financeiras de pagar por um “serviço de internet de qualidade”. Mas isso não é favor. Qualquer política pública – o próprio nome já diz – não deve ser vista como “presente” aos cidadãos, mas como responsabilidade para com os cidadãos.

Nessa estratégia paternalista de “vamos dar aos pobres qualquer serviço, já que sem nós eles não teriam serviço algum mesmo”, não há nada de ingênuo. O PNBL é para agradar gregos e troianos: “os cidadãos que, se não fosse pelo plano, não poderiam reclamar da sua internet” e – principalmente – as Teles.

“Quem assinar internet a partir do PNBL, que entra em vigor até 1º de outubro, vai navegar a uma velocidade de 1 Mbps (megabite por segundo), por R$ 35 mensais, e com permissão para baixar, no máximo, 300 MB (megabites) de arquivos por mês. Esse limite equivale a capturar três músicas por dia. Depois desse teto, o usuário pode continuar baixando arquivos, mas a velocidade cai.”

Sabem o que é 300mb por dia? Quem tem 3G sabe os quão “divertidos” são esses limites impostos para o download e/ou navegação. Note que não há menção no texto ao quanto a velocidade cai quando o limite é ultrapassado. Ou seja, a conexão pode variar pouco, mas também pode variar muito.

Destaque para algumas coisas que você pode fazer com 300MB:

Baixar em média 90 músicas em mp3.

Assistir 6 videos no youtube.

Baixar 5 cds e ja acaba a franquia e ai cai pra 64k

Cuidar sua plantação no colheita feliz, por dez dias.

Assistir as dez primeiras video aulas do seu curso EAD.

Elevar seu personagem MMO até o nivel 5.

Obs: Isso tudo se existir uma porta de internet, disponível aonde você mora.


Brasil tem internet mais lenta que Haiti, em média, diz estudo

FONTE: FOLHA UOL


O Brasil é o 163º em um ranking da média da velocidade da internet publicado pela Pando Networks. A velocidade média da conexão no Brasil é de 105 KBps (quilobytes por segundo), o que o coloca atrás de países como Níger, Haiti, Etiópia, Angola, Paquistão e Papua-Nova Guiné.

A cidade de Itapema, em Santa Catarina, tem a segunda conexão média mais lenta entre todas as cidades do mundo avaliadas: 61 KBps. Algiers, na Argélia, é a cidade com conexão mais lenta no mundo (56 KBps).


A Coreia do Sul é o país com conexão média mais rápida: 2,2 MBps. A Romênia ficou em segundo lugar, com 1,9 MBps. Três outros países do leste europeu vêm na sequência: Bulgária (1,6 MBps), Lituânia (1,5 MBps) e Letônia (1,4 MBps).

A lista, no entanto, não é composta apenas por países. O 49º lugar, por exemplo, é denominado "Anonymous Proxy", e o 137º, "Satellite Provider" --referem-se, provavelmente, a conexões realizadas por meio de proxy e provedor via satélite cujo país de origem não pôde ser identificado.

A média mundial de velocidade de conexão à internet, de acordo com o estudo, é de 508 KBps. Nos Estados Unidos, a média é de 616 KBps. Na China, de 245 KBps.

O estudo se baseou em 27 milhões de downloads feitos a partir de 20 milhões de computadores no mundo.


TAGS:"keywords"content=" Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim, Banda larga no Brasil é cara e ruim

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE