A disseminação assintomática NUNCA existiu.
Um artigo que analisou os resultados de um enorme teste de condução do Covid-19 pós-bloqueio que incluiu quase todos os residentes elegíveis de Wuhan, na China, não encontrou evidências de que casos positivos sem sintomas propagassem a doença.
A análise, publicada na revista científica Nature, analisou os resultados de uma iniciativa de triagem realizada entre maio e junho em Wuhan, cidade onde os primeiros casos do novo coronavírus foram detectados no final de 2019.
Quase 10 milhões de pessoas foram testadas, consistindo de 92 por cento de todos os residentes com seis anos ou mais.
Incrivelmente, nenhum novo caso sintomático foi registrado, e apenas 300 casos assintomáticos foram detectados. Os testes subsequentes de 1.174 contatos próximos dos casos assintomáticos encontrados não resultaram em novos positivos.
Não há “nenhuma evidência de que os casos positivos assintomáticos identificados fossem infecciosos”, disse o jornal, acrescentando que os resultados do programa de rastreamento massivo poderiam ajudar as autoridades de saúde a “ajustar as estratégias de prevenção e controle no período pós-bloqueio”.
A análise parece confirmar as conclusões preliminares que foram divulgadas durante o programa de triagem. O professor Lu Zuxun, da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia de Wuhan, disse em junho que atualmente não há evidências de que pessoas assintomáticas estejam transmitindo o vírus para outras pessoas, mas advertiu na época contra tirar conclusões amplas.
Os autores do artigo reconheceram que estudos anteriores encontraram evidências de que indivíduos assintomáticos eram infecciosos e poderiam se tornar sintomáticos mais tarde, mas teorizaram que os residentes de Wuhan ainda testaram positivo para o vírus depois que o bloqueio estrito da cidade tinha uma "baixa quantidade de carga viral" e, portanto, não foram capazes para transmitir a doença a outras pessoas.
Wuhan foi colocado sob um bloqueio rígido que durou mais de 70 dias. Os rígidos regulamentos isolaram essencialmente a cidade do resto da China, com apenas uma pessoa de cada casa autorizada a deixar seu complexo residencial por no máximo duas horas.
FONTE DO TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário