SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

domingo, 15 de junho de 2014

Indios fazem 50 reféns.


Cerca de 300 índios Xicrin invadiram neste sábado (14) a portaria que dá acesso ao projeto de mineração da Vale em Ourilândia do Norte, na região sudeste do Pará. Cerca de 50 funcionários estão presos dentro da unidade. Os índios exigem aumento na proposta de mesada feita pela empresa ao índios.

Segundo a polícia, os indígenas estão armados e impedindo a saída e entrada de funcionários da empresa. O investigador da Polícia Civial, João Nunes, informou que no final da tarde deste sábado, a Justiça determinou a reintegração de posse da área, e caso os índios não cumpram a medida, pagarão multa diária no valor de R$ 10 mil.

Homens da Polícia Militar estiveram no local, mas após avaliarem a situação do protesto, deixaram a área.

A Vale confirma que os índios bloqueiam a entrada do projeto Onça Puma desde a manhã de quinta-feira. Cerca de 50 empregados e terceiros estão na unidade da empresa, e neste sábado, os índios teriam ameaçado pôr fogo na instalação da unidade.

Ainda de acordo com a Vale, os índios reivindicam mudanças na proposta de acordo em andamento entre a empresa, Funai e Ministério Público Federal, que prevê uma mesada para as comunidades indígenas, mas os manifestantes pedem um valor maior do que o acertado até agora. Atualmente, as três aldeias recebem R$ 9 milhões por ano.

A empresa diz que já está sendo dado o devido encaminhamento para as questões acordadas com as demais comunidades indígenas da região e que repudia qualquer forma de violência que ponha em risco a vida e a segurança dos empregados.

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE