SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

terça-feira, 5 de julho de 2011

Retaliação Italiana Atinge Farroupilha



Retaliação Italiana Atinge Farroupilha

Farroupilha pode perder parceria

Prefeito de Latina, cidade-irmã italiana do município gaúcho, deseja romper acordo em protesto contra decisão do Supremo

Farroupilha, município da serra gaúcha, e Latina, cidade do oeste da Itália, são cidades-irmãs desde 2009. Porém, a não extradição de Cesare Battisti, ex-ativista e escritor condenado na Itália à prisão perpétua por assassinatos, poderá acabar com a relação entre os dois municípios.

Em junho, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela liberdade de Battisti, o prefeito de Latina, Giovanni Di Giorgi, afirmou em sites de notícias italianos que estudava encerrar o "gemellaggio", nome dado à formalização do acordo das cidades-irmãs, para protestar contra a postura do Brasil no caso Battisti.

A prefeitura de Farroupilha mandou um e-mail a Di Giorgi, pedindo que a posição fosse revista. O prefeito Ademir Baretta (PMDB) foi informado por uma vereadora italiana, que tem cargo no governo de Latina, que uma resposta seria dada até hoje.

– Na correspondência, nós esclarecemos que no Brasil existem três esferas de governo. E que o gemellaggio é com o município. Pedimos para que não rompam a parceria. Explicamos que essa decisão de não-extradição passa pelo governo federal, não pelo municipal – relatou Baretta, que ainda não conhece Di Giorgi, empossado recentemente.

Ontem, a assessora de imprensa, Viviana Donarelli, justificou por e-mail ao jornal Pioneiro o porquê do rompimento mobilizado pelo prefeito italiano.

"A ideia de romper a relação entre as duas cidades surgiu como uma forma de protesto após a decisão do governo brasileiro de não extraditar o criminoso Cesare Battisti. O ato é inaceitável para o nosso país, e desafia nosso Estado de direito, nossas normas de democracia e nossa civilização, ofendendo a memória das vítimas de terrorismo e suas famílias".

No e-mail, ele enfatiza que, para o gemellaggio ser encerrado, é preciso uma aprovação do "consiglio comunale" de Latina, o equivale à Câmara Municipal. Di Giorgi afirmou que o tema deverá ser inserido na agenda de uma próxima convocação do consiglio, mas não especificou data. No entanto, confirmou que recebeu o apelo do prefeito de Farroupilha.

Contatos telefônicos com a cidade italiana são quase diários. A intermediária é a vereadora de Latina Marilena Sovrani, que esteve em Farroupilha em maio de 2009, nas tratativas para a formalização do gemellaggio. Logo após a assinatura, o prefeito de Latina na época, Vincenzo Zaccheo, seu vice e vereadores perderam os cargos, devido a um escândalo de corrupção. Um interventor assumiu a prefeitura.

SILVANA DE CASTRO

O gemellaggio
- O "gemellaggio" ocorre entre duas cidades com objetivos comuns, que firmam convênios de cooperação mútua. As parcerias podem se dar entre prefeituras de países diferentes ou de uma mesma nacionalidade.
Envolvem trocas de experiências em diversas áreas, possibilitando intercâmbios culturais, econômicos, estágios entre instituições de ensino etc. Na maioria dos casos, as coirmãs apresentam características semelhantes.
- Na região da Serra, há gemellaggio em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis, Santa Tereza, Caxias do Sul, Nova Pádua, Cotiporã e Dois Lajeados. Não existe um número máximo de cidades-irmãs por município. Bento Gonçalves, por exemplo, tem cinco.
FONTE: Ministerio das Relações Exteriores


TAGS:"keywords"content=" Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha, Retaliação Italiana Atinge Farroupilha

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE