Translate - Tradução

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

SEGUIDORES

Não perca o próximo artigo

Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como ler um livro por semana

Ter o hábito da leitura é o antídoto que nos impede de ser alienados. 

Análise do conceito de alienação
A palavra alienação vem do latim alienus, que veio a dar “alheio”, significando "o que pertence a outro".

domínio do direito, a alienação designa o ato de transferência da posse ou do direito de propriedade de alguma coisa para outrem, seja por doação seja por venda.

Exemplos de alienação: O individuo assiste uma noticia ou lê um artigo do jornal, mas, não faz a critica da veracidade do que vê e ouve apenas aceita as opiniões e crenças sem cogitar sua veracidade.
Ou seja, ele deixa para o outro dizer por ele, o que é bom e ruim, certo e errado.

Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outrem o que é seu.

Por isso a leitura é importante para que você não prejudique sua educação e seu aprendizado Uma pessoa que lê freqüentemente aprende muito, amplia o conhecimento e aprende cada vez mais.

Ler, sobretudo para não nos tornarmos seres alienados. 

Com a leitura você esta construindo seu conhecimento pessoal desenvolvendo o amor pela vontade de saber mais com curiosidade buscando sentidos mais construtivos. 
O mundo é dominado pela palavra escrita, hoje muito mais do que ontem, pois antes no café da manhã, tínhamos o jornal predileto, onde ficávamos a par dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos.
Hoje temos além do jornal predileto, as homepages de notícias favoritas. São centenas de sites, cada um com sua informação.
Entretanto, com todo este estímulo para a leitura, pouco se lê no Brasil.
Institutos de pesquisas afirmam que o brasileiro lê dois livros por ano, e com certeza não são leituras que acrescentam algo na alma.
O livro é um bom amigo onde sempre vamos encontrar uma palavra de conforto, uma afirmação de encorajamento, no livro é onde está depositado a sabedoria humana e a divina.

Como afirmou Marco Túlio Cícero, ”Uma casa sem livros é como um corpo sem Alma”.
Mas, devemos ter cuidado na escolha de nossa leitura evitando temas melancólicos e pessimistas, pois as conseqüências são as angustias, fobias entre outras.
O livro deve acrescentar ânimo, conhecimento, esperança e conferir maior eficiência para se enfrentar os desafios do nosso dia-a-dia.
Cada livro que abrimos, é uma janela por onde penetra a luz, o ar puro, tão necessário à saúde.


Em minha biblioteca particular, é onde entro em contato com os gigantes da filosofia como: Platão, Sócrates, Aristóteles, Thomas Paine, oLAVO DE cARVALHO, Carl Sagan entre outros, mas não faltam os gurus da administração e Marketing, como: David Ogilvy e Peter Drucker. Tenho a oportunidade de sentar-me com os ícones da indústria e do comércio na mesma sala onde estão reunidos os grandes pensadores, e é ali onde posso colher boas idéias.

A palavra ler vem do latim legere, que significa ao mesmo tempo ler e colher, por isso Faguet define a leitura como A Arte de Colher Idéias.
Dito isto agora você precisa das ferramentas para colheita, que são:
Ter um propósito definido;
Encontrar o pensamento central do texto;
Ter uma visão panorâmica;
Procurar interpretar;
Conhecer o livro antes, ou seja; Abra o livro, leia o índice, folheie, passe os olhos por todas as páginas e caso encontre alguma afirmativa curiosa comesse a ler, não se esqueça do marcador de texto e do dicionário.

Espero que você tenha entendido os benefícios da leitura, mas como sou mais leitor do que escritor, para finalizar recorro a Emile Faguet:

“E assim, a leitura, um dos mais seguros instrumentos de progresso intelectual; é o elixir que impede aos homens, transformar-se em animais.”

Nenhum comentário:

ONDE O ANARCO CAPITALISMO FUNCIONOU?

TESTE SUA VELOCIDADE