SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

terça-feira, 3 de junho de 2014

O socialismo gera probreza.

"A Coréia do Sul está cheio de luzes e energia e vitalidade e uma economia em expansão; A Coreia do Norte está escuro. É uma tragédia o que está sendo feito nesse país ", disse Rumsfeld.

Quem já teve a oportunidade de ir à Coréia do Norte (sim, vejo como oportunidade conhecer um regime que parou no tempo e existe em outra realidade) volta destacando as ruas limpas, o controle permanente do aparato governamental sobre o dia-a-dia das pessoas, e estado precário da economia do país – o que se reflete, por exemplo, na constituição física mirrada da população, na falta de produtos básicos, e na ausência de eletricidade à noite, inclusive na capital.








A pobreza e a fome são generalizadas. Associe-se a isso o obscurantismo (não sei se é esta a palavra mais apropriada) em que vive a população, que só sabe aquilo que o Estado totalitário quer que ela saiba. O desconhecimento sobre a realidade do mundo exterior é significativo e quase absoluto.

Regimes totalitários funcionam assim… Sim, a Coréia do Norte não pode ser considerada um modelo autoritário, mas sim totalitário, quando o Estado controla a vida privada das pessoas e, de fato, suas idéias, ditando-lhes a maneira de pensar.

Encontrei esta imagem de satélite que registra a noite na Península Coreana. Acho que ela ilustra bem a diferença entre os dois países: o do sul, capitalista e desenvolvido; o do norte, comunista.
FONTE DA FOTO:
http://blogs.wsj.com/korearealtime/2014/02/26/photo-north-korea-cloaked-in-darkness/
------------------------------

Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE