SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

sábado, 29 de março de 2014

Revista Calibre quebrando a espiral do silêncio

É verdade que temos um bando de psicopatas na direção do Brasil agora.

MAS NÃO É DELES QUE TENHO MEDO.
Eu tenho medo das massas condicionadas que me matariam num piscar de olhos se as ordens certas forem dadas.
Eu tenho medo da horda de idiotas bem intencionados.

Basicamente quando uma opinião individual difere da maioria ou do pensamento coletivo, pode ocorrer uma reação de isolamento social do indivíduo, em que as pessoas alteram a sua forma de pensar ou são silenciadas.



A pesquisadora Noelle-Neuman dizia que as pessoas optavam pelo silêncio, por causa do medo da solidão social. Jornalista e docente, Vânia Coelho conta em seu blog que a alemã acreditava que esse medo se propaga em espiral e pode esconder desejos de mudanças presentes na maioria silenciosa, por isto o nome, Espiral do Silêncio.
Ou seja, a Espiral do Silêncio tenta entender a sociedade que é silenciada diariamente e acaba sendo influenciada pelos hábitos baseados no senso da maioria ou pela imaginação do que estes poderiam dizer.

"O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito", argumenta Noelle-Neuman, que conta em seu livro que propôs o termo Espiral do Silêncio para descrever este mecanismo psicológico.

Para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos descritos por Noelle-Neuman pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:
1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia;
2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas;
3) Ubiqüidade: presença da mídia em todos os lugares.

A mesma mídia que diz publicar o que é de opinião pública é aquela que é indiferente à população quando esta precisa.
A Teoria do Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas ideias.

Portanto para quebrar a espiral do silêncio, precisamos mostrar publicamente que somos contra o desarmamento. Não importa se não vamos ter uma arma, ou não.
O que realmente importa é nossa liberdade de escolher.

Ao distribuir a Revista Calibre em sua cidade você vai quebrar a espiral do silêncio,  encorajando outras pessoas a quebrar.

" Você pode não querer sair da zona de conforto, mas vai chegar a hora em que as circunstâncias, vão tirar você daí a força". --Francisco Amado


Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE