domingo, 1 de setembro de 2024

Glucovantage não há evidências científicas sobre a sua eficácia

 

Nos últimos dias, viralizaram nas redes sociais vídeos exaltando a berberina, um composto apelidado pelos usuários de “Ozempic natural”. Nesses vídeos são citadas diversas ações da berberina no organismo. No entanto, a que ganhou maior destaque é sua possível capacidade de promover emagrecimento rápido.


Mas, afinal, o que é e para que serve a berberina?

A berberina é um alcalóide extraído de plantas como a Berberis vulgaris, Berberis aquifolium, Berberis aristata, Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. As principais indicações que possuem evidências clínicas, apesar de ainda serem limitadas, são para reduzir o colesterol e regular a glicose no sangue, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2, quando associada a outros tratamentos1.


A berberina ajuda a emagrecer?

Até o momento, as evidências científicas sobre a perda de peso com berberina ainda são preliminares e inconclusivas. Uma revisão sistemática com meta-análise1,2, que avaliou estudos clínicos, mostrou que tomar berberina, diariamente, por via oral, está associado a discretas reduções no índice de massa corporal (IMC), da circunferência da cintura e no peso corporal. Porém, a maioria dos estudos clínicos analisados são pequenos e de qualidade variável. Além disso, faltam estudos de melhor qualidade para determinar a segurança da ingestão de berberina por longos períodos de tempo.


Quais são os efeitos adversos associados ao uso da berberina?

A berberina, utilizada por via oral, pode causar efeitos adversos como: dor abdominal e distensão, constipação, diarreia, flatulência, náuseas, vômitos e dor de cabeça.

Existe alguma restrição quanto ao uso da berberina?

A berberina não deve ser utilizada por crianças, gestantes e lactantes1.


Precauções

O consumo de compostos pouco conhecidos, mesmo os extraídos de plantas, não deve ocorrer sem a orientação de um profissional de saúde. A berberina pode interagir com determinados medicamentos, como aqueles tomados para diabetes e hipertensão1, podendo prejudicar o controle dessas doenças.


Referências

Therapeutic Research Center -TRC. Natural Medicines. 2021. Disponível em: https://naturalmedicines.therapeuticresearch.com/

Asbaghi O, Ghanbari N, Shekari M, Reiner Ž, Amirani E, Hallajzadeh J, Mirsafaei L, Asemi Z. The effect of berberine supplementation on obesity parameters, inflammation and liver function enzymes: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Clin Nutr ESPEN. 2020 Aug;38:43-49. 


FONTE : Conselho Federal de Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Comentários
Você acha que pode tudo? Acorde!

A liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade.

Ofensas, xingamentos, demonstrações de racismo ou intolerância religiosa, racial ou política também. O contraditório é garantido e ansiosamente aguardado desde que entendam que o anonimato é ilegal e proibido.

Mas, eu quebro o seu galho se você for criativo. Portanto, conquiste o direito a ele. Lembre-se que, seu IP é gravado e você é responsável pelo que comenta.

OBS: As opiniões expressas nos comentários não refletem, necessariamente, a opinião do autor.