Disse-se que ele lutava contra governantes saqueadores e restituía as vitimas o que lhes fora saqueado, mas não é esse o significado da lenda que se criou.
Ele é
lembrado não como um defensor da propriedade, e sim como um defensor da
necessidade; não como um defensor dos roubados, mas como um defensor dos
pobres.
Ele é
tido como o primeiro homem que assumiu ares de virtude por fazer caridade com
dinheiro que não era seu, por distribuir bens que não produzira, por fazer com
que terceiros pagassem pelo luxo de sua propriedade.
Ele é o
homem que se tornou símbolo da ideia que a necessidade, não a realização, é a
fonte dos direitos; que não temos de produzir, mas apenas de querer; que o que
é merecido não cabe a nós, e sim o imerecido.
Ele se
tornou uma justificativa para todo medíocre que, incapaz de ganhar o seu
próprio sustento, exige o poder de despojar de suas propriedades os que são
superiores a eles, proclamando sua intensão de dedicar a vida a seus feitos
roubando seus superiores.
É essa
criatura infame, esse duplo parasita que se alimenta das feridas dos pobres e
do sangue dos ricos, que os homens passaram a considerar o ideal moral.
E isso
nos levou a um mundo onde quanto mais um home produz, mais ele se aproxima da
perda de seus direitos, até que, se for de fato muito capaz, ele se transforma
numa criatura desprovida de direitos, presa de qualquer um – ao passo que, para
estar acima de todos os direitos, de todos os princípios, da moralidade, para
estar num plano onde tudo é permitido, incluindo o saque e o assassinato, basta
um homem estar em necessidade.
É por
isso que o mundo está desabando ao nosso redor.
Enquanto
os homens não entenderem que de todos os símbolos humanos, Robin Hood é o mais
imoral e o mais desprezível, não haverá justiça na terra nem possibilidade de
sobrevivência para a humanidade.
Trecho do Livro: " A Revolta de Atlas"
Trecho do Livro: " A Revolta de Atlas"
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