SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Máscaras são perigosas para a saúde

 Máscaras são perigosas para a saúde    


Um grupo de pesquisadores espanhóis demonstrou que o uso de máscaras diminui perigosamente o nível de oxigênio no sangue, enquanto o dióxido de carbono aumenta. 

As medições foram feitas em pessoas que foram obrigadas a usar máscara por muitas horas, verificando que isso produz uma hipóxia que a curto e médio prazo pode causar sérios danos. 

Acreditam também ter descoberto o mecanismo compensatório que o corpo utiliza para gerar oxigênio endogenamente quando não o obtém ou o suficiente ao respirar, achado que confirmaria o que postula o Doutor Arturo Solís segundo o qual o ser humano tem a capacidade natural de gerar oxigênio e energia da melanina.

Pois bem, acaba de ser publicado um novo trabalho que o corrobora realizado por sete médicos espanhóis - Rosa María Narros, Antonio Ruiz, Hilario Robledo, Sergio Mejia, Santiago de La Rosa, Esther de la Paz, Saúl David Flores-, um farmacêutico - Inés Santa María- e uma analista - María Luisa García - que mediram os níveis de oxigênio e dióxido de carbono não dentro de dois tipos diferentes de máscara que se comercializam -texto, cirúrgico, FFP2 e FFP3- e no sangue de quem usa há muito tempo clima. O trabalho intitulado Estudo observacional descritivo. Adaptações fisiológicas derivadas do uso de máscaras e suas possíveis repercussões no usuário- conclui garantindo que todas essas máscaras -sem exceção- reduzem o nível de oxigênio (O₂) que entra na boca e aumentam a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) . Ou o resultado é que aconteça ou seja igual aos níveis de ambos os gases nas artérias, não que dê origem a um quadro de hipóxia e, portanto, a uma insuficiência respiratória.

E é que quando você usa uma máscara evitamos que, ao inspirar, oxigênio suficiente chegue aos nossos pulmões, mas também que o dióxido de carbono e os gases dos processos digestivos sejam eliminados livremente -pelo efeito de barreira-. Os gases que permanecem parcialmente dentro da máscara, nós inalamos novamente quando se trata de produtos residuais que incluem bactérias e vírus que são eliminados naturalmente através da respiração!

Verificou-se que um déficit contínuo de oxigênio diminui sua concentração no sangue enquanto aumenta o dióxido de carbono, o que, por sua vez, provoca um aumento na acidez do sangue (pH) que quebra o equilíbrio necessário para o correto funcionamento das células e tecidos. Acrescentamos que uma pressão de oxigênio no sangue arterial entre 75 e 100 mmHg e dióxido de carbono entre 35 e 45 mmHg é considerada normal (se for maior que 45 o fenômeno é chamado de hipercapnia e se for menor que 35, hipocapnia).

Feita esta breve introdução, diremos que a referida equipe decidiu medir os níveis de CO₂ e O₂ no sangue arterial de 60 pessoas de 6 a 65 anos -30 adultos e 30 crianças- sem problemas respiratórios e de saúde precária. afetados por qualquer patologia. 

E isso foi feito de forma não invasiva com transdutores Radiometer transcutâneos cuja confiabilidade é de 99,9% com relação à medição direta e hoje são amplamente utilizados para medir a oxigenação mesmo em recém-nascidos e crianças. Todos eram obrigados a usar máscaras por longos períodos de tempo e eram supervisionados para que fossem ajustados corretamente durante as medições para evitar erros. 

O grupo controle consistia de 62 pessoas saudáveis. Deve-se acrescentar que a quantidade normal de oxigênio no ar é de 21% (78,1% é nitrogênio, 0,9% argônio e o restante outros gases: dióxido de carbono, hélio, ozônio, néon, metano, etc.) e seu déficit pode causar lesões se for mantido durante o tempo considerado especialmente perigoso quando sua concentração for inferior a 16%.


Em relação ao resultado do estudo, ficou claro: todas as máscaras -os quatro tipos- causam hipóxia (deficiência de oxigênio) e hipercapnia (excesso de CO₂ no sangue). Além disso, a concentração de oxigênio cai para 10% e, a uma pressão baixa de 60 mmHg, pode ser fatal.

É assim que o expressa o trabalho que comentamos: “(…) O uso de máscaras produz um estado de 'hipóxia silenciosa', um efeito perigoso que não produz falta de ar, e também um aumento da hipercapnia fisiológica que é proporcionalmente agravado quanto ao tempo de uso da máscara e poderia justificar dores de cabeça, dermatites, sonolência, distúrbios digestivos, cólicas, vômitos e diarreia compensatória e uma depressão do sistema imunológico que predispõe a uma alteração da microbiota oral que justificaria as bactérias e fungos infestados que estamos encontrando nestes dias em consultas cujo aumento é notável ”.

De acordo com esses pesquisadores, é altamente provável que outros efeitos adversos também apareçam no futuro, alguns dos quais podem ser irreversíveis. E acrescentam que quanto mais jovens os usuários e quanto mais horas por dia usam as máscaras, mais tempo seus efeitos podem ser mascarados.

Os pesquisadores também verificaram que a purificação de nossos ambientes interiores é eficaz se forem utilizados sistemas de ionização e purificação adequados, também reconhecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC). Dois dispositivos testados de fato demonstraram em um estudo anterior realizado em fevereiro na Universidade Autônoma de Madrid que 90% eliminam dois vírus em cinco minutos e mais de 99% da carga viral em marmelo.

Eles também descobriram que as medidas do oxímetro de pulso, um dispositivo não invasivo muito utilizado que verifica se ele coloca no dedo indicador para fazer a saturação de oxigênio no sangue, podem não refletir o real estado de oxigenação de um paciente em elecantions, que pode ser porque durante o que Durante Covid-19 houve insuficiências respiratórias entre pessoas com boa saturação de acordo com o dispositivo. De qualquer forma, o achado mais surpreendente foi a detecção de um mecanismo de compensação pelo qual o organismo gera oxigênio endogenamente.

Pois bem, conversamos sobre tudo isso com uma das integrantes do grupo de pesquisadores, a Dra. Rosa María Narros, especialista em Medicina do Esporte e Educação Física.


CONTINUA AQUI


Nenhum comentário:

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE