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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Que São Alongamentos?






Os alongamentos são exercícios voltados para a ampliação da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O fundamental efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento provável de uma determinada articulação.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Por que fazer alongamentos?
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com redução da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando detrimento de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura.
Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.
Nos dois casos, a seqüela direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares.
Possivelmente, o lamento mais freqüente deparado tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, acompanhado de uma musculatura abdominal fraca.

VEJA ESTE VÍDEO.

A verdade que ninguém nunca contou a você



Com a prática suficiente de alongamentos os músculos passam a agüentar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Quando alongar?
É importante alongar adequadamente a musculatura logo antes de iniciar uma atividade física. Isso aprontar os músculos para as cobrança que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular.
Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se prontamente após o exercício reduz a manifestação da Dor Muscular Tardia.
Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.
Como alongar?
Antes de mais nada, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias.
Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor.
Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente। É a técnica chamada de alonga ? contrai – alonga.
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3 comentários:

Anônimo disse...

isto é legal
Fiz hoje pela manhã
amanhã leio o artigo

Lisa disse...

Então...
Copiei as imagens e vou imprimir...colocar aqui no meu ambiente de trabalho
Valeu.
Belíssimo post

Anônimo disse...

E mesmos

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