SEGUIDORES

Pesquisar Neste Blog

IMPOSTÔMETRO

domingo, 21 de agosto de 2011

A Revolta de Atlas





Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada

A Revolta de Atlas

Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus. Neste clássico romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade. Mas até quando eles vão aguentar?

Considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano, A revolta de Atlas é um romance monumental.

A história se passa numa época imprecisa, quando as forças políticas de esquerda estão no poder. Último baluarte do que ainda resta do capitalismo num mundo infestado de repúblicas populares, os Estados Unidos estão em decadência e sua economia caminha para o colapso.

Nesse cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas. Com medidas arbitrárias e leis manipuladas, o Estado logo se apossa de suas propriedades e invenções, mas não é capaz de manter a lucratividade de seus negócios.

Mas a greve de cérebros motivada por um Estado improdutivo à beira da ruína vai cobrar um preço muito alto. E é o homem - e toda a sociedade - quem irá pagar.

Ayn Rand traça um panorama estarrecedor de uma realidade em que o desaparecimento das mentes criativas põe em xeque toda a existência. Com personagens fascinantes, como o gênio criador que se transforma num playboy irresponsável, o poderoso industrial do aço que não sabe que trabalha para a própria destruição e a mulher de fibra que tenta recuperar uma ferrovia transcontinental, a autora apresenta os princípios de sua filosofia: a defesa da razão, do individualismo, do livre mercado e da liberdade de expressão, bem como os valores segundo os quais o homem deve viver - a racionalidade, a honestidade, a justiça, a independência, a integridade, a produtividade e o orgulho.
Best-seller há mais de 50 anos, com 11 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro, A revolta de Atlas desafia algumas das crenças mais arraigadas da sociedade atual.

COMENTADO.
Eu comprei este livro no natal de 2010 e já terminei de ler, com a assustadora conclusão que nossa sociedade esta vivendo exatamente o que descreve o livro, estamos rumando para um abismo.
Onde que é corrupto é certo e quem é honesto errado.
Onde que vive à custa dos outros é vitima da sociedade.
Onde não se respeita propriedade privada e nem liberdade de expressão.
Estamos vivendo na sociedade que é o resultado da omissão e alienação da maioria.

E como apontado no o livro dos espíritos.
932. Por que, neste mundo, os maus exercem geralmente maior influência sobre os bons?
- Pela fraqueza dos bons.
Os maus são intrigantes e audaciosos; os bons são tímidos.
Estes, quando quiserem, assumirão a preponderância.




2 comentários:

Rosangela disse...

É verdade. O mal é muito audacioso. E quem trilha no caminho do bem, não querendo ferir a livre arbítrio de ninguém deixa com que os que praticam o mal os inspirem aos seus desvaneios.
Eu tentei achar este livro pra revender na minha livraria mas ainda não encontrei o fornecedor. Estou muito interessada nele e sei que seria uma ótima aquisição e um produto que a livraria precisa ter, mesmo que não seja espírita.

monica disse...

hoi! vi que você postou algo no PortoAlegre.cc e estamos fazendo uma matéria na Record sobre o site. Gostaria de falar contigo. Seria possível?
meu fone é 33013210

abraços
Monica

Dieta Cetogênica passo a passo

TESTE SUA VELOCIDADE